segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Pergaminho número 5 - Viverei o hoje em vez do talvez de amanhã

O hoje deve ser vivido como o último dia, com responsabilidade claro. O pergaminho nos ensina a não nos preocuparmos com problemas que talvez jamais testemunhemos.  A não ficar ansioso esperando coisas antes do tempo.

O hoje é o único dia em que podemos usar nosso poder de decisão.  O ontem já foi. O amanhã é impossível de prever. Não podemos nos comprometer com o amanhã, pensando que temos garantido algo que não sabemos. O amanhã é sempre um talvez. Não podemos querer antecipar o cursos dos eventos. Tudo tem seu tempo.

Então como fazer meu hoje melhor? Boa pergunta pois cada um tem uma prioridade e uma idéia do que seja o melhor hoje. Minha idéia de bom hoje é aquele que constrói um bom futuro. Nada é garantido mas eu sei por experiência que toda a vez que vivo o hoje construindo aos poucos a cada dia, tive um futuro bom. Não ficava extremamente ansiosa. Sabia que o longo prazo existe e que tudo tem o seu tempo certo.  Não tenho o que reclamar do meu hoje porque no passado fui responsável.  Vivi um hoje com responsabilidade e com diligência.

É muito difícil chegar a um equilíbrio em que o passado não atrapalha, apenas contribui com suas experiências e futuro não aterroriza.

Por exemplo, uma pessoa que teme ficar doente no futuro, não quer tomar um monte de remédios e viver dependente.  Mas no passado abusou de fumo e bebida, alimentou-se mal e não se exercitou.  Essa pessoa já sente alguns sintomas, reflexo das escolhas do passado. Ainda está bem mas o médico já a alertou.  Queixar do passado não resolve nada. Ficar apavorado com o futuro resolve muito menos. O tempo da escolha e da solução é o hoje. Se apenas se preocupar com o futuro e não fizer nada, o futuro é impossível de prever, mas já se tem uma idéia.  O que essa pessoa pode fazer hoje? Mudar todos os hábitos de uma vez é impossível.  Mas com certeza pode tomar algumas medidas. Cada um sabe por onde começar.  Depois de dominado um hábito,  por exemplo, exercícios físicos,  pode tentar outro, como alimentação.  E assim progressivamente.  Essa pessoa sim terá usado o hoje construtivamente.

Quem só se preocupa com o passado ou com o futuro não resolve nada. Os solucionadores são aqueles que fazem hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário