terça-feira, 8 de novembro de 2016

Pergaminho número três - Não a palavras como: desistir, não posso, incapaz, impossível, fora de cogitação, improvável, fracasso, impraticável, sem esperança e recuo

Og Mandino coloca no pergaminho da persistência o cuidado com as palavras que pronunciamos.  Elas podem e geralmente se tornam nossa realidade. Ele não é o único a discorrer sobre a importância das palavras. Já fiz um texto sobre palavras que deveria tirar do meu vocabulário. É um treino constante, de vez em quando não conseguimos. Mas a questão é trazer para nosso consciente e continuar a tentar.

Muitas vezes tentamos desistir cedo demais. Esse tempo quem determina só pode ser o próprio interessado. Entretanto, essa possibilidade deve ocorrer somente após tentar tudo o que era possível, porque poderemos dizer a nós mesmos que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. E então desistir. Algumas vezes precisamos desistir, faz parte não praticar a teimosia.  O segredo é buscar esse equilíbrio entre a persistência e a teimosia e saber diferenciar os dois. De fato, nem tudo merece nossa persistência.  Devemos analisar muito bem. Nem sempre um recuo serve. Mas as vezes, se persistimos fazendo tudo o que estava ao alcance, não seria necessário nem o recuo nem a desistência.

Algumas vezes eu uso as palavras "não posso",  tenho melhorado muito. É um treino constante,  é um trabalhar em auto confiança.  Tenho avançado na luta contra essa limitação. Quando falamos que não podemos,  estamos desprezando o grande potencial que Deus nos concedeu. Nós fomos criados a sua imagem.  E desprezamos isso colocando limites. O mesmo ocorre quando nos sentimos incapazes.  Será que Deus nos fez incapazes ou nós que escolhemos não usar a capacidade que ele nos concedeu?

Quando dizemos que algo é impossível,  fora de cogitação, impraticável ou improvável deve ser dentro de um contexto. De fato algumas coisas são improváveis.  Mas quando está dentro do nosso círculo de influência,  temos que ter cuidado ao usar essas palavras. No contexto de um vendedor ele pode dizer que é impossível fazer um negocio na crise. Sendo muito observadora, percebi que certos negócios florescem.  Tem até fila, nunca deixam de atender clientes. Talvez tiveram que fazer alguns ajustes, mas impossível é somente para quem se limita. No meu caso, acharam estranho que minha expansão tenha sido por Polishop. Só que muitas clientes preferiram,  muitas prezam por qualidade. Crise ou não.  Não tem uma fórmula.  Mas com certeza as pessoas que estranharam acharam fora de cogitação ou improvável que alguém pagasse mais caro. Muitas pessoas não vêem o preço,  elas vêem o valor do produto. Ele é caro ou ele vale? Preço é algo relativo, pois algo de R $1,00 pode não ser a escolha mesmo que um produto com a mesma função custe R $ 100,00.  Há outros valores envolvidos:  a matéria prima, o design, a experiência de compra, a qualidade como um todo. Exemplo de um produto orgânico,  o valor está em algo não palpável para todos.

Fracasso é outra palavra que devemos evitar. Eu uso bastante, sem medo.  Talvez para ficar mais claro poderia substituir por experiência.  Vai muito de como o mindset está configurado para a palavra. As imagens  mentais de fracasso mudam de uma pessoa para outra. Minha imagem mental vê o fracasso com tranquilidade.  Eu não me sinto fracassada. Muitas vezes as pessoas sentem-se fracassadas antes mesmo de começar,  tal o medo da palavra, da figura que vem à mente. Não quer encará-lo de maneira alguma, então nem começar é uma forma de se preservar. Mas se mudasse  a imagem mental, se não relacionassem a algo ruim, mas a algo que faria com que o sucesso estivesse mais próximo,  talvez se sentissem mais confortáveis.

Por último,  vamos evitar a palavra "sem esperança". Sempre podemos ter esperança, as pessoas que esperam conseguem grandes feitos. A esperança ilumina uma vida, dá sentido. Devemos ter esperança a respeito de nós mesmos e de outros. Ninguem é um caso perdido, vamos esperar que tudo melhore. Eu espero grandes realizações, eu acredito nelas.  E todos deveriam acreditar em si, esperar que tudo será maravilhoso. Quem tem esperança chega até a agir diferente de quem está sem esperança.  E como age diferente,  tem resultados diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário