"Persistirei com o conhecimento de que cada fracasso em vender aumentará minha oportunidade de êxito na tentativa seguinte. Cada "nao" que ouvir me trará para junto do som do "sim". Cada sobrolho franzido que encontrar apenas me preparará para o sorriso que chega. Cada infortúnio com que me deparar trará consigo a semente da sorte do amanhã".
Pessoas que não persistem precisam urgente desse conhecimento. É preciso fracasso para alcançar êxito. Isso é verdade pois cada fracasso acrescenta em conhecimento para a pessoa. No caso do vendedor, ele vai aperfeiçoando, percebendo onde poderia ser melhor, o que deveria aprender. O fracasso é oportunidade para quem tem esse conhecimento. A mentalidade da pessoa está consoante com o que Augusto Cerbasi ensina em finanças. Cada fracasso é um investimento em conhecimento. E da próxima vez será melhor até alcançar o êxito.
Muitas pessoas se sentem rejeitadas ao ouvirem um não. Elas se esquecem que esse "não" é apenas parte do processo. Ninguem diz "sim" a tudo e não tem relação com rejeição. Cada um tem um motivo diferente. Isso é tão normal que a própria pessoa que se sente rejeitada deve se lembrar quantos "nãos" diz em um dia. São apenas números e cada negócio tem um número. Basta descobrir o seu. Para cada 10 pessoas que apresentar três se interessam e uma compra, por exemplo. Então pessoas com essa mentalidade estarão preparadas para ouvir 10 "nãos" para chegar ao "sim". Dependendo do negócio pode ser mais ou menos. Não importa. Descubra o número do negócio. O "não" é parte do processo para chegar num sim. A pessoa que desconhece de números fica chateada no nono "não" e desiste nesse ponto. Era só ter tentado mais um. E se tentar de novo e não der certo, continue. Após o 18o. "não" virão dois "sims".
Talvez a pessoa não persista por causa de uma cara feia, mau tratamento, má educação de alguém nesse processo. Para tantas pessoas de mal com vida, lembre-se que não é pessoal, haverá muitas de bem com a vida e sorrindo. Trabalhar com pessoas nos dá uma dimensão das diferenças. Vemos todo tipo de pessoa. Investimento em conhecimento. As vezes é apenas uma fase ruim de alguém, quem nunca teve um dia mal? Se não levarmos para o lado pessoal, encontraremos até o sorriso daquele que nos recebeu com um sobrolho franzido. Talvez seja até uma oportunidade para fazermos algo por essa pessoa, para adoçar seu dia.
Depois do infortúnio vem a sorte. A vida é feita de altos e baixos. Hoje estamos bem, amanhã nem tanto. Dificilmente algo é definitivo, tudo muda o tempo todo. É bom para valorizarmos quando estamos em alta. Não se preocupe tanto com o infortúnio mas faça algo a respeito.
Então vamos fracassar. Fracassar rápido e pequeno. Sem medo dessa palavra. Encarando-a de frente. E depois desses pequenos e rápidos fracassos virá o sucesso definitivo. Só não fracasse grande. Só não demore no fracasso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário