Algumas datas são importantes porque na correria diaria acionamos o piloto automático e esquecemos o que é muito importante.
Sou sempre a favor de causas Grandes. Causas que transcendam os meus próprios interesses e se prestam ao interesse de uma comunidade toda e até de gerações por vir. Acredito que podemos fazer muito mais do que imaginamos semeando aqui e acolá, mesmo que os beneficiários da colheita não sejam para nós mesmos.
Cuidar do Planeta é sair de interesses pessoais e imediatistas. É pensar no futuro e nas gerações por vir. Faz muito tempo que vinha alertando as pessoas mais próximas que poderíamos ter falta de água. Diante da abundância que era há não muito tempo, as pessoas não deram crédito. Dizia que não era uma ideia distante. Países europeus e até o nordeste brasileiro já não tinham tanta água assim. Mas via as pessoas desperdiçando como se isso as tornasse melhor. Um consumismo exagerado mostrava que tinham mais prestígio, me parecia. E recentemente já começamos a sentir a falta de água.
Daqui a pouco serão outras consequências da nossa irresponsabilidade com o planeta, com o desmatamento, com a quantidade de lixo que se produz, com a quantidade de químicos jogados nos lixos e nos rios, com a poluição de carros, fábricas...
Com certeza o pouco feito por milhões de pessoas faz diferença. Uso racional da água. Preservação de mais áreas verdes. Consciência no consumo e no lixo que produzimos. Menos uso de produtos químicos em geral, há vários produtos ambientalmente amigáveis. Uso de mais transporte público e bicicleta. Enfim, sempre há meios de contribuir.
A causa deve ser maior que nossos interesses pessoais, sempre acreditei assim. Qual sua pegada na Terra? Tem deixado muita poluição e usado dos bens naturais de forma responsável?
Nenhum comentário:
Postar um comentário