segunda-feira, 11 de abril de 2016

Como delegar de maneira eficiente

Christian Barbosa sugere planejar a tarefa com antecedência e deixar um dia de folga no prazo de execução dado a pessoa. Ele ensina que é preciso explicar com detalhes e perguntar para ver se a pessoa realmente entendeu. Ele pede para acompanhar a tarefa ocasionalmente para ver se existem dúvidas ou se pode prestar alguma ajuda.  Delegar a um único responsável.  Ele pede para manter a tarefa na esfera de importância da pessoa, concedendo um prazo razoável e incentivando o comprometimento.

 As sugestões dele são realmente boas.  Como funcionária, verifico com frequência a dificuldade da chefia em delegar tarefas. Muitas vezes eles acham que temos que adivinhar e ainda nos repreendem sem motivo. Ah, se todos os chefes soubessem delegar... trabalhar seria muito bom... Na verdade gosto muito dos meus dois trabalhos,  a única dificuldade que vi foi na gestão,  na condução das questões.  É bem difícil ser chefe, porque tenho visto que a maioria tem dificuldade na gestão.

Um dia de folga no prazo de execução é muito bom. Vi muitos chefes explodirem por aí por causa de prazos. Me parece que não planejaram bem e deixaram tudo para em cima da hora, depois explodem com quem está contribuindo e não tem nada a ver com a falta de planejamento deles.

Muitas vezes os chefes acham que nós temos bolinha de cristal e temos que adivinhar o que está na cabeça deles. Já aconteceu comigo de um chefe explodir por causa de um fax. Vários detalhes: não era minha atribuição,  eu já estava contribuindo de boa vontade; não sabia que tinha que passar esse fax; e esse ofício para passar fax nunca chegou na minha mão.  Que Problema de delegação!  Quem que tinha que me avisar? Quem que tinha que me dar o ofício?  Eles não sabiam.

Não sabiam porque não acompanhavam.  Acompanhar é fundamental.  Tem que saber o que está acontecendo, senão vira um caos e depois eles repreendem justamente o que estava trabalhando certo!!!

O prazo razoável é outra questão de importância.  Teve uma chefe que me avaliou mal porque eu pedi prazo. Ora, estava fazendo outro trabalho prioritário.  E esse realmente tomava mais tempo que minhas oito horas diárias.  Dedicava-me o dia todo ao outro e ainda não vencia de tanto trabalho. Razoável é verificar a quantidade do que é prioritário antes de avaliar mal por causa de uma questão não prioritária.  Razoável é determinar um serviço que caiba em oito horas. Se você quer que o funcionário faça 10 horas em oito, você definitivamente não está sendo razoável. Ou você não conhece o trabalho o suficiente para saber o tempo que leva para fazer. Ou não sabe priorizar. Ou não está acompanhando para saber o volume de trabalho.   Delegar realmente é uma arte e tem sim bons líderes que o fazem com maestria,  então todos podem aprender.

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