sexta-feira, 8 de abril de 2016

A importância do acompanhamento

Christian Barbosa fez uma pesquisa e descobriu que 37% das pessoas que delegam apenas aguardam o resultado. Elas esperam o caos se estabelecer ou a coisa certa acontecer. Não acompanham a execução da tarefa, mas depois se queixam que as pessoas não fazem o lhes pedem. Então,  a pessoa que delega é responsável pelo resultado.

Trabalhando em vários locais diferentes cheguei a mesma conclusão.  Há chefes e líderes.  Os líderes são aqueles que nos acompanham,  que fazem juntos, que nos dão a mão e acompanham.  Encontrei ótimos líderes e péssimos chefes. Somos o reflexo da maneira como nos tratam e geralmente os melhores acompanhadores foram os melhores líderes.  Eles sabem o que pedem, não sobrecarregam ninguém e sabem exatamente como está a execução do que solicitaram. Então por reflexo, fomos os melhores funcionários para aqueles que de fato acompanharam. Geralmente a produção de um funcionário está relacionada ao acompanhamento do líder.

Em Mary Kay também gosto de acompanhar.  Verifico o andamento do uso de produtos das clientes. Se necessário,  faço troca em respeito à política de 100% satisfação,  enfim, o acompanhamento também faz as melhores clientes, e geralmente as clientes mais satisfeitas. O mesmo posso dizer das anfitriãs,  aquelas que tem acompanhamento estão sempre fazendo indicações e reunindo as amigas.

Sem dúvida,  acompanhar é uma qualidade de todo bom líder.  Talvez dê mais trabalho, mas o bom líder não se importa com trabalho, ele se importa com as pessoas e com a qualidade do que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário