domingo, 2 de novembro de 2014

Reserva de emergência e investimentos - quem sabe isso é avançado em finanças

Várias consultoras se decidiram pelo negócio pela renda extra. No Facebook contei a história da minha diretora, que não precisava, apenas não queria depender do marido.

Muitas pessoas também não precisam de outros rendimentos, já tem o que necessitam mensalmente. Estudando finanças,  descobri que o correto é não estar endividada. Se essa é a situação da maioria, sabiam que ainda assim há um caminho a percorrer?  Depois dessa fase de não endividamento,  quem conhece de finanças sabe que o próximo passo é ter a reserva de emergência. Você deve ter em poupança (ou outro investimento de liquidez) a quantia de três vezes o seu salário mensal.

Quer avançar um pouco mais em finanças?  Então comece a investir. A maioria dos especialistas recomenda o investimento para garantir a aposentadoria,  porque do jeito que tudo vai se encaminhando, não podemos contar com a previdência. Alguns recomendam para o AGORA: Para que você tenha independência financeira. Ter independência financeira significa saber quais são os seus gastos mensais (por isso a importância de se anotar tudo e ter uma planilha) e colocar o dinheiro para trabalhar para você.  Percebe a diferença?  Você não vai mais precisar trabalhar pelo dinheiro, simplesmente seus investimentos serão capazes de cobrir suas despesas mensais. Claro que você poderá ter uma atividade remunerada, creio que a maioria das pessoas não gosta de inatividade, mas aí você poderá escolher a atividade e decidir por uma que você faça por prazer, porque terá os rendimentos para sua sobrevivência sem precisar trabalhar por isso. Isso é independência financeira. Muitos já conseguiram e eu admiro essas pessoas. O valor depende de pessoa para pessoa. Como já escrevi anteriormente, o que basta para um pode ser diferente do outro.

Por isso, mesmo que você não esteja precisando, uma renda extra e sempre bem vinda. Assim, você já vai praticando o que há de melhor em finanças: ter a reserva de emergência e investir para enfim ser independente financeiramente.

Achei muito engraçado quando algumas pessoas acharam que eu estava necessitando de dinheiro quando resolvi ser consultora. Há vários motivos para ser consultora e ser independente financeiramente e um deles, embora não seja meu principal motivo. Nem todas as pessoas se movem por estar necessitando, muitas realmente encontram satisfação.  Quando prestei para os certificados internacionais, não havia compensação financeira, era satisfação pessoal. Esforcei-me mesmo sabendo que nem renda extra teria. Mary Kay proporciona satisfação pessoal e renda extra (um plus), não é realmente legal? Eu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário