Ah, então eu tenho que sair das dívidas ou tenho que preparar minha reserva de emergência, ou tenho que investir (vai depender da fase de cada um) e vou começar a só comprar o barato.
Calma, nenhum guru de finanças recomenda isso. Muito pelo contrário, compras inteligentes e a melhor saída. Eles sempre ressaltam que se deve manter a qualidade. Isso sempre. Então dentre os que tem qualidade, você escolherá o melhor para você. Conheci Mary Kay antes de estudar finanças, no entanto resolvi ir trocando os itens que tinha por produtos Mary Kay a medida que avançava em finanças. A relação custo benefício sempre deve ser considerada. Produtos baratos podem mostrar seus danos lá na frente, quando a reparação pode sair caro.
Certa cliente falou que uma marca barata era ótima, que ela recomendava. Pensei até em comprar só para experimentar e poder argumentar. Depois pensei bem. Para que deixaria aquele produto sem uso no meu armário? São tantos itens que comprei e deixei pela metade, chegou a validade e tive que jogar, pois só abri, experimentei, não gostei e deixei de lado. Tantos outros que são tralhas e só nos dão trabalho. Pensei o quanto aquela parte que eu joguei custou caro, pois se tivesse comprado algo bom e usado tudo, sairia na mesma ou até mais barato e além disso, teria efeito.
Os minimalistas que estão certos em ter poucos itens, e itens de qualidade. Estou tentando destralhar minha vida, e difícil, mas tenho aprendido bastante, principalmente que o barato sai caro e não ajuda em nada nas finanças. Vale muito a pena comprar produtos de qualidade.
O que você pode fazer para economizar e tirar aqueles produtos que são supérfluos. Outro exemplo é o refrigerante. Quais os benefícios? Não conheço nenhum. Quais os malefícios? Posso citar muitos, mas não será necessário, todos devem saber. Aquela sobremesa depois do almoço será que não só adicionará calorias? Uma fruta pode ser mais barata e trazer muito mais benefício. O mesmo vale na troca do refrigerante pelo suco de fruta. Cada um saberá o que é supérfluo e que realmente traz benefícios e o que só traz malefícios. Então prepare a planilha, anote tudo, até o refrigerante e a sobremesa, e avalie o que é bom e o que é ruim, o que é essencial é o que é supérfluo. Claro que de vez em quando todos abrem exceções.
Tenho certeza de que Mary Kay e essencial, de qualidade e que não trará dano na frente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário