"Você tem direito de ser independente da boa vontade dos outros - Esse direito lhe permite auto afirmar-se perante pessoas amigas ou não, conhecidas ou desconhecidas. Virar à mercê da boa vontade de ser aceito pelo outro, além de comprometer sua auto confiança e iniciativa, tornará você vulnerável à maior força de manipulação possível. Existem pessoas que acreditam que, antes de iniciar um relacionamento, é preciso obter a boa vontade do outro, caso contrário, a relação não será possível. É evidente que a cooperação e a boa vontade dos outros facilitam a sua vida, mas você não pode estipular essas condições para a sobrevivência nos relacionamentos."
Seja assertivo! Vera Martins
Ah! A aceitação, morremos de medo de a pessoa ficar dodoi. E por isso não somos assertivos. É bem comum. Muitos manipuladores usam isso. Se não me contar... Então fico chateado. Se guardar esse segredo de mim... tem que me contar tudo...
Será que temos o direito de contar um segredo do outro, ou mesmo profissional, porque um outro amigo vai ficar dodoi, coitadinho? Isso é infidelidade, deslealdade. Se alguém nos confiou algo importante, é preciso saber separar a amizade do compromisso que temos.
Esse é apenas um exemplo mas poderia ser qualquer ato. Quem conta segredos alheios só para não chatear o pentelho curioso é desleal. Ponto. E não sabe se afirmar. É incapaz se se colocar.
Tudo que nos é confiado, deve ser tratado com zelo. Esse segredo pode ser comparado a um objeto. Eu te empresto a chave de um apartamento mas é só para você. Seria uma traição de confiança passar adiante.
E muitos agem assim porque existe sempre alguém que acha que tudo lhe pertence, que o mundo lhe deve. Não, o mundo não lhe deve. E podemos dizer não. É um direito nosso. Se alguém nos virar a cara, retaliar, espernear porque não contamos algo, não emprestamos algo, isso quer dizer que a boa vontade dessa pessoa é uma troca.
Muitos não percebem esse meio de manipulação. Se eu não contar, você retalia, então isso significa que a sua boa vontade era uma mentira. Você provavelmente só se aproximou de mim para saber esse segredo, como eu não contei, você se vinga de mim.
Imagine isso. A pessoa só se aproximou para fazer você trair um outro ou mesmo até um segredo profissional. Isso na verdade é um ato muito feio da pessoa. No meu ver, melhor distante mesmo. Se a boa vontade dessa pessoa fica condicionada a isso, é evidente que existe algo errado.
Ocorre que muitos são muito carentes. Como aquela pessoa mostra boa vontade suprindo essas carências, a pessoa fica com medo de perder e trai o outro ou o seu empregador. A pessoa se torna desleal. E o manipulador percebe isso.
Diga não a esse tipo de manipulação e não viva à mercê da boa vontade dos outros. Quem estipula essas condições não é confiável. Embora nosso emocional muitas vezes nos engane, vamos pensar em nossos direitos de assertivo e nos libertar dos manipuladores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário