quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Entendemos a finalidade da comunicação ?

"Lei da informatividade  - Implica o fornecimento de informações novas ao destinatário.  Caso isso não aconteça,  o destinatário não será convencido.

Lei da exaustividade - Exige que o enunciado forneça a informação máxima, sem exageros e sem falta,  e que não esconda uma informação importante para a sua compreensão.

Lei da modalidade  - Exige do enunciador  clareza na pronúncia,  na escolha das palavras,  na complexidade das frases e, principalmente,  uma informação direta e adequada ao gênero do discurso.  A comunicação direta,  objetiva e sem rodeios ajuda na clarificação  da mensagem.  Quando uma pessoa se sente insegura para dizer o que pensa, normalmente sua fala se torna indireta, com rodeios e justificativas; ela não vai direto ao ponto e seu interlocutor fica confuso,  não entendendo aonde ela quer chegar. Assim,  o processo de comunicação não se efetiva porque a lei da modalidade não foi atendida."

Seja assertivo!  Vera Martins

Novamente venho mostrar minha indignação frente à violação de meu espaço,  pela falta de comunicação assertiva.  Realmente as historinhas contadas não me convenceram, pois tenho certeza de que o espaço foi violado e sei exatamente do que estou falando. Eu preciso de informação clara, precisa e verdadeira,  não uma historinha para boi dormir. É preciso tratar as questões como adultos, e não com gracinhas,  brincadeiras,  bullying.  Violar o espaço alheio é assédio,  é bullying e lamento muito que  pessoas façam isso.

Como o blog é um protesto contra o assédio,  com certeza vou protestar, incansavelmente.  É preciso que certos assuntos sejam discutidos, mas sempre com seriedade, verdade,  não com subterfúgios de um bully. E com certeza eu incomodo os bullies da vida. Eu estou simplesmente tratando do modus operandi deles, estou expondo suas maneiras de agir e colocando claramente minha posição de discordância.

Mesmo que eu seja exaustiva ao tratar do assunto,  vou continuar,  pois sei que muitas pessoas são vítimas dessas pessoas que se julgam superiores aos outros a ponto de praticar bullying.

Eu sou chata até compreender algo.  Vou fundo até descobrir, faço mil perguntas, submeto uns e outros a teste mas descubro. Mesmo que escondam uma informação,  sou capaz de chegar bem próxima a verdade.  Se o objetivo era apenas chatear, conseguiu,  mas com certeza também levou chateação. Tudo é assim: causa e consequência. Eu não fiz nada, estava na minha, apenas tenho uma luta contra o assédio,  mas não apontei ninguém.  Se alguém vestiu a carapuça por ser assediador,  eu sinto muito mesmo. Com certeza assediar o outro não é bacana.  E eu e muitos vamos continuar a luta.

Esconder informação de mim não leva a muito. Melhor dizer claramente o objetivo. Sempre as pessoas conseguem muito mais de mim quando são claras e objetivas. O subterfúgio assediador é sempre contraproducente. E imagino que não puderam ser claros e objetivos por um motivo bem simples: o objetivo não é nada nobre.

Oh dificuldade de ser claro!  Oh dificuldade de ser direto!  Certas pessoas ganham na obscuridade e na montagem de mal entendidos. Que fique bem claro, faz parte do modus operandi do assediador. Ao invés de esclarecer,  ele cria mal entendidos.

Se todo esse caso me deixou confusa é porque  o assediador provocou isso. Eu realmente não entendi onde a pessoa quis chegar.  A comunicação realmente foi péssima e não entendi a finalidade,  muito menos concordei com o método.

Por que não falar diretamente?  Por que não usar a verdade  ao invés de usar subterfúgios e se esconder atrás de mentiras?

Realmente  muitos não vão aderir  a um discurso assertivo. E realmente não há nada que podemos fazer, pois não podemos mudar um mentiroso que se esconde nas sombras da mentira.

É lamentar -se. É o caso de protestar e denunciar educadamente  o modus operandi.  E muitos vão preferir a mentira e vão ficar no lado da mentira. E não devemos nos surpreender pois o mundo jaz no maligno. E ele engana a muitos. Só podemos controlar a nós mesmos.  E é escolha nossa se queremos ficar do lado da mentira e dos subterfúgios malignos,  mesmo que disfarçados de boas intenções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário