"Esse livro, provavelmente, será percebido diferentemente por cada leitor, em função das experiências individuais. Por essa razão, quando alguém discorda de nossa opinião, logo o rotulamos de errado. É o 'mecanismo paranoide', ou seja, achamos que estamos sempre certos. Se alguém discorda de nossa opinião, temos a sensação que o outro está contra nós."
Seja assertivo! Vera Martins
A autora tem como expectativa que o livro dela será interpretado de várias formas. Isso vai depender de cada pessoa que lê. Essa pessoa terá uma experiência diferente. Terá uma visão de mundo diferente.
Alguns podem discordar da posição assertiva. Alguns podem concordar. E mesmo assim não precisamos rotular o discordante de errado. Ele apenas tem uma visão diferente.
Quando achamos que sempre temos razão, entramos no mecanismo paranoide. Precisamos fazer esse esforço de considerar o ponto de vista do outro. Precisamos fazer esse esforço de admitir que nem sempre estamos certos. Exige um esforço concentrado, eu sei. Mas nossos maiores progressos ocorrem quando saímos um pouco da zona de conforto.
A discordância não quer dizer que o outro está contra nós. Podemos viver muito bem com pessoas discordando de nós sem que isso signifique estar contra. Pelo contrário, quando aprendemos a apreciar as discordâncias, alargamos em muito nosso ponto de vista. E aquele que discordou pode muito bem estar a nosso favor para nos fazer crescer e aumentar nossa visão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário