terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Razão e emoção

O equilíbrio entre razão e emoção é realmente difícil,  no entanto devemos ter em mente que é necessário para empreendedores. Nas minhas andanças Mary Kay já contei aqui no blog que atendo empreendedoras e que esse contato tem sido muito importante para o meu aprendizado.

Fiz uma visita em que minhas clientes estavam comentando sobre a demissão de uma das funcionárias.  Uma é extremamente emotiva e estava contando o quanto foi difícil a demissão.  A outra, bem racional,  explicava que era para o bem da ex funcionaria, que assim ela aprenderia a ser mulher e deixaria de praticar certos atos. Ambas tinham razão.  A ex funcionaria era minha cliente. Eu a conheci pouco, mas como sou extremamente observadora percebi que era uma pessoa muito especial. Eu gostava dela, era uma gracinha de pessoa. Mas o outro lado também é verdadeiro,  ela era meio irresponsável até como cliente. Certa vez ela fez um pedido de base e desistiu. Compreensível,  se houve uma emergência e faltou dinheiro, melhor nem pegar o produto mesmo. Tem gente que pega e não paga, mostrando uma irresponsabilidade grande. Devemos fazer apenas o que podemos.

Outra vez ela comprou uma máscara para cílios, usou o produto e desistiu. Essa me incomodou. Eu tinha um produto igual para demonstração,  ela deveria ter usado o da demonstração e não o novo. Tive que guardar aquele para substituir o da demonstração quando acabar. Eu não ligo que clientes experimentem, faz parte do nosso negócio,  mas se eu tenho uma demonstração ela deve experimentar o da demonstração,  não um que ela "comprou" e depois desistiu.

Claro que nunca disse isso às minhas clientes patroa dela. Mas são pequenas coisas que demonstram que a pessoa precisa amadurecer e ter mais responsabilidade.  Fiquei muito triste por ela e refletindo sobre isso vejo o quão difícil é ser um empreendedor e ter funcionários.  Não podemos deixar a emoção tomar conta, entretanto também não devemos ser tão racionais. Eu sou extremamente racional,  se um dia for empreendedora vou ter que me lembrar sempre de ser mais emocional e buscar um equilíbrio.

Estou gostando muito da minha experiência como consultora, é uma lição de vida a cada contato. Talvez se um dia for empreendedora tenha que buscar um sócio emocional.

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