O equilíbrio entre razão e emoção é realmente difícil, no entanto devemos ter em mente que é necessário para empreendedores. Nas minhas andanças Mary Kay já contei aqui no blog que atendo empreendedoras e que esse contato tem sido muito importante para o meu aprendizado.
Fiz uma visita em que minhas clientes estavam comentando sobre a demissão de uma das funcionárias. Uma é extremamente emotiva e estava contando o quanto foi difícil a demissão. A outra, bem racional, explicava que era para o bem da ex funcionaria, que assim ela aprenderia a ser mulher e deixaria de praticar certos atos. Ambas tinham razão. A ex funcionaria era minha cliente. Eu a conheci pouco, mas como sou extremamente observadora percebi que era uma pessoa muito especial. Eu gostava dela, era uma gracinha de pessoa. Mas o outro lado também é verdadeiro, ela era meio irresponsável até como cliente. Certa vez ela fez um pedido de base e desistiu. Compreensível, se houve uma emergência e faltou dinheiro, melhor nem pegar o produto mesmo. Tem gente que pega e não paga, mostrando uma irresponsabilidade grande. Devemos fazer apenas o que podemos.
Outra vez ela comprou uma máscara para cílios, usou o produto e desistiu. Essa me incomodou. Eu tinha um produto igual para demonstração, ela deveria ter usado o da demonstração e não o novo. Tive que guardar aquele para substituir o da demonstração quando acabar. Eu não ligo que clientes experimentem, faz parte do nosso negócio, mas se eu tenho uma demonstração ela deve experimentar o da demonstração, não um que ela "comprou" e depois desistiu.
Claro que nunca disse isso às minhas clientes patroa dela. Mas são pequenas coisas que demonstram que a pessoa precisa amadurecer e ter mais responsabilidade. Fiquei muito triste por ela e refletindo sobre isso vejo o quão difícil é ser um empreendedor e ter funcionários. Não podemos deixar a emoção tomar conta, entretanto também não devemos ser tão racionais. Eu sou extremamente racional, se um dia for empreendedora vou ter que me lembrar sempre de ser mais emocional e buscar um equilíbrio.
Estou gostando muito da minha experiência como consultora, é uma lição de vida a cada contato. Talvez se um dia for empreendedora tenha que buscar um sócio emocional.
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