segunda-feira, 6 de março de 2017

O investidor inteligente procura a independência financeira

"Mesmo que acidentes o impeçam de plantar durante alguma fase de sua vida, ou o obriguem a antecipar a colheita de parte de sua plantação,  você estará feliz de ter de onde tirar, e os rendimentos dos pés plantados no passado se encarregarão de continuar plantando e multiplicando sua riqueza. Na pior das hipóteses,  lhes será imposta a necessidade de plantar novamente, mas será uma plantação com mais conhecimento e maturidade que a anterior. Um dia, chegará o momento em que você passará a viver apenas dos frutos dos seus pés de dinheiro,  pois eles podem vir a ser suficientes para manter seu padrão de vida. Isso é a chamada independência financeira."

Por que investir? Porque isso dá segurança,  é uma forma de ser prevenido. Todos podem passar por más fases, a diferença é que uns se preveniram caso elas aconteçam e outros simplesmente nem pensaram a respeito. Quem se preveniu, tem de onde tirar caso ocorra um imprevisto. Quem não se preveniu, se desespera.

Um investimento inteligente é o ideal, pois mesmo que tenhamos que usar a reserva, ainda assim a plantação anterior continuará a se sustentar, a se multiplicar. Já ouviram de pessoas muito abastadas que mesmo enquanto dormem estão tendo grandes rendimentos?  São os pés plantados se multiplicando não importa o que elas estejam fazendo. Mesmo que elas precisem tirar uma parte, a plantação continua a dar frutos.

Há hipóteses ruins, em que elas são obrigadas a fazer a colheita toda e ficam sem nada. Mesmo assim não há o que se desesperar, pois uma vez que se aprende como se faz,  pode-se voltar a plantar.  Agora não como um agricultor inexperiente,  mas com experiência.  Então será mais fácil.

A independência financeira vem quando o sustento da pessoa vem apenas com seus rendimentos de investimentos,  não importa se esteja trabalhando ou não.   Não importa se esteja dormindo, ou na praia, ou no campo.  O dinheiro passa a trabalhar pela pessoa,  ela não trabalha pelo dinheiro.  A pessoa se torna livre, independente,  não é mais escrava. Essa é a situação ideal para todos nós e com certeza todos podem alcançar a independência financeira. Basta saber o que quer.

Ter independência financeira significa trabalhar porque gosta, não porque troca por um salário. Significa amar o que faz. Não creio que a maioria das pessoas queira deixar de trabalhar mesmo que alcancem a independência financeira,  pois o trabalho é realização pessoal. Assim, as pessoas não seriam mais assediadas,  teriam coragem de lutar pelos seus direitos, de falar abertamente sua visão,  pois não dependem do salário.

Ou teriam a opção de trabalhar de algum lugar remoto, de casa, de algum lugar ao redor do mundo,  teria mobilidade.

Liberdade é a questão.  Poder escolher é a questão.  Muitas pessoas fazem o que fazem por constrangimento,  por obrigação.  Poucos fazem por amor, então posso concluir que a maior parte dos brasileiros não é realizada,  já que é escrava do trabalho, não tem uma relação de amor, mas de servidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário