sexta-feira, 24 de março de 2017

Construindo o futuro hoje - Você se prepara ou repara?

John Maxwel apresenta um quadro com as diferenças entre preparação e reparação.  Eu cheguei à conclusão que quem se prepara é bem menos atarefado e mais eficaz. Tem menos trabalho. Cada um chegará a uma conclusão.

Quem se prepara mantém o foco no hoje, quem repara mantém o foco no ontem. Vamos utilizar o exemplo da saúde.  Se eu focar hoje em manter hábitos saudáveis estou me preparando para um amanhã saudável.  Se eu não tive esse cuidado,  assim que tiver complicações de saúde terei que focar no que deveria ter feito. Então começo a ter hábitos saudáveis por recomendação médica,  senão piora. Eu tenho que olhar o ontem e fica tudo mais trabalhoso, pois recuperar a saúde é mais difícil que preservá-la,  tudo terá que ser mais intenso, os métodos terão que ser mais agressivos, como ter que tomar remédios e até fazer tratamentos mais caros.

Quem prepara aumenta a eficácia,  quem repara consome tempo. Um exemplo são trabalhos a serem entregues. Quem se prepara pode ir pensando em como melhor fazer. Consegue chegar a métodos excelentes, pois provavelmente já fez cursos preparatórios como ler mais rápido,  como ter melhor compreensão de texto, etc. A pessoa preparada entrega mais em menos tempo. A pessoa que tende a protelar às vezes nem consegue entregar ou deixa para última hora, então tem que sair correndo, sacrificar prioridades e tem a impressão que ficou consumida.

Quem se prepara aumenta a confiança,  quem repara cria desestimulo.  O exemplo pode ser no caso de vendas diretas, como essa que eu me dedico em Mary Kay e Polishop.  Quem se prepara está sempre se atualizando, lendo livros, indo a reuniões e congressos,  assistindo a vídeos,  ouvindo áudios.  Então a pessoa se sente confiante.  Aquele que repara o erro que porventura cometeu no negócio começa a ficar desestimulado e desiste. Não podemos simplesmente começar algo e acharmos que estamos pronto. Esses negócios são um curso para mim por me estimular a aprender. E aprendendo tenho mais confiança.  Novo círculo virtuoso que se cria.

Quem se prepara economiza dinheiro, quem repara aumenta custos. Eu entrei no negócio e me preparei, então comecei a pegar produto com o lucro, portanto economizei, pois do contrário compraria  de terceiros. Teria um gasto que hoje não tenho. Então sobra um tanto. Além disso,  também tem um lucro, pois não consumo muito por ser minimalista. Quem nunca pensou em fazer renda extra, pode um dia precisar de economias, mas quando procurar lá,  não terá,  pois não se preparou.  Tem que reparar a situação fazendo empréstimos ou usando o cartão de crédito.  Paga juros. Eu obtenho lucro por estar me preparando ao invés de pagar juros.

Quem se prepara paga neste momento o preço pelo futuro, quem repara paga neste momento o preço pelo passado. Tanta gente que reclama da vida. Entretanto o que está vivendo agora foi o preço que pagou ou deixou de pagar. Mais vale eu me preparar hoje para amanhã estar bem, do que reclamar amanhã por não ter feito o que deveria fazer. E ninguém está atrasado,  o momento é hoje. Não podemos ficar nos lamentamos pelo que não fizemos ou não pudemos fazer ontem por vários motivos. Vamos simplesmente pagando um preço suave agora para amanhã não reclamarmos de não ter pago o preço no passado.  Afinal, quando ficarmos idosos, teremos menos energia. Temos que aproveitar a energia que temos hoje.

E você,  o que acha, melhor preparar ou reparar? Prevenir será melhor que remediar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário