sexta-feira, 17 de abril de 2015

Um pequeno esforço

"Às vezes só se necessita um pequeno esforço para marcar a diferença na vida de alguém" Mary Kay Ash

É muito bom poder fazer algo por alguém,  pois a recompensa maior vem para nós mesmos porque esse sentimento de ter feito algo por alguém faz bem e pode ajudar no nosso bem estar em geral. Sabemos que fazemos algo pelos outros com o sentimento verdadeiro quando não cobramos recompensas e quando esse sentimento bom fica conosco, portanto devoluções ou recompensas não é nosso objetivo. Assim, benditos aqueles que fazem a diferença de forma espontânea e sem cobranças.

A sabedoria de Mary Kay se vislumbra por pequenos detalhes como nesse pensamento que indica que não é regra. Em alguns casos isso  não se aplica.  Então podemos imaginar em que casos não devemos nos sobrecarregar e cobrar muito de nós mesmos.  Eu arriscaria dizer que não vale a pena nosso pequeno esforço para pessoas que nos atacam. Devemos começar sempre sem pré julgamentos,  todos são bons independente do que falaram das pessoas e das fofocas. Percebi que algumas pessoas são alvo de inveja,  portanto são atacadas. Percebi que algumas pessoas ousam discordar,  por isso são atacadas. Percebi que algumas pessoas são reservadas e por isso são atacadas. Por isso,  não julgo pelos os que outros falam, meus julgamentos são as atitudes das pessoas.  Não importa o que dizem, eu gosto de ver com meus próprios olhos e tento não ser influenciada por julgamentos precipitados.  Assim, todos começam merecendo meu pequeno esforço.  Não acho que custa poder contribuir, é muito simples e gratificante. Depois vou percebendo se continua valendo a pena o esforço de acordo com a resposta dada. Não estou falando em retribuição,  estou falando em observação. Sem querer observamos e tiramos conclusões.

Não vale a pena ser capacho. Ninguem precisa retribuir nada. Mas também deve respeitar todos. Não vale a pequeno nossos esforços por quem nos apedreja, difama,  diminui. A esses sei que não vale a pena o esforço. É melhor ficar indiferente. Isso é se auto respeitar e colocar limites. Todos precisam ter auto estima. Nunca podemos deixar que terceiros acabem com nossa auto estima. Nem podemos ter a auto estima muito elevada.

Graças a Deus que tem muitas pessoas que merecem nossos esforços e é a essas que devemos nos dedicar. Não porque nos retribuiram,  mas porque nos respeitam. E quando nos esforçamos por alguém fazendo essa diferença podemos afirmar que isso contribuiu para nosso bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário