"Na verdade a pessoa não poderá remover sua programação psicológica original, mas poderá inserir novas programações para neutralizar as que estão interferindo negativamente em sua vida, inspirando a assumir comportamentos agressivos e passivos. A solução está em alterar a sua profecia, tornando a sua voz interna mais amável e ponderada a respeito de si mesmo... Para começar, a pessoa precisa acreditar que de fato tem os direitos do assertivo (analisado pelo Dr. Manuel J. Smith, em sua obra 'Quando digo não, não me sinto culpado').
Direitos do Assertivo
Você tem o direito de tomar suas próprias decisões - Você tem o direito de julgar e controlar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, independente do que os outros pensam. Se exercitarmos esse direito de afirmação, assumimos a responsabilidade por nossa vida, independeindependente das outras pessoas. Esse direito elimina qualquer tensão constante do pensamento passivo: 'Será que estou agradando os outros?'"
Seja assertivo! Vera Martins
O que está programado em nossa mente não pode ser modificado. Augusto Cury que é psiquiatra ensina o mesmo que Vera Martins. Só podemos registrar algo novo que possa modificar nossa maneira de interpretar o que já aconteceu. Ninguém está livre de assumir comportamentos inadequados de vez em quando. Somos humanos e falhos. Então temos que prestar atenção quando isso ocorre. Fomos passivos, agressivos ou passivos-agressivos? Não podemos modificar isso, mas podemos perceber que temos um registro psicológico que financia esse comportamento. E podemos escolher neutralizar esse registro que nos faz comportar de maneiras que não queremos. O grande Paulo de Tarso já havia percebido que nem sempre agimos como queremos.
É muito libertador ter essa honestidade. Em vez de esconder o comportamento inadequado, ser honesto de admitir que esse comportamento precisa ser neutralizado. Como podemos alterar nossa profecia? Como podemos profetizar em nossa vida um comportamento diferente? A Bíblia diz que podemos tudo naquele que nos fortalece. Então que tal: Posso deixar de dar gafes naquele que me fortalece! Eu sou uma dessas. Não sou muito boa em interações sociais e me vejo dando gafes. É sem querer, mas existe um registro psicológico que precisa ser mudado e escolho trazer uma nova programação que neutraliza essa minha mania que pode parecer agressiva. É só mudar a promessa bíblica para o que for necessário em sua vida: Posso ______ naquele que me fortalece! Ou melhor: Posso _____ em Cristo! Nossa auto profecia fica linda com a ajuda de Jesus. Nele podemos tudo. Até mesmo quando achamos impossível.
Posso ser assertiva em Cristo Jesus! Soa muito bem para mim. Minha auto profecia é bem mais amável, ponderada e respeitosa comigo mesma quando acredito que tenho os direitos de assertiva em Cristo Jesus.
Posso tomar minhas próprias decisões em Cristo Jesus! Independentemente do que pensam os outros, posso tirar o comportamento passivo e não agir apenas para agradar, mas para fazer valer meus valores.
Quando nossa auto profecia é amável, ponderada e respeitosa conosco mesmos, nós conseguimos neutralizar a programação negativa a respeito de nós mesmos. Então que tal ser amável consigo mesmo hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário