quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Valorizar o produto final ou o processo de construção?

"Valorizar o processo de construção de um produto (conhecimento,  obra de arte, produto industrial, meta profissional) tanto ou mais do que o próprio produto. Ser capaz de fazer com que as pessoas que o circundam penetrem em seus sonhos e seus projetos intelectuais e socioprofissionais,  motivando-as a se engajarem neles. Ter mais prazer no trabalho em grupo,  na cooperação social e no exercício da cidadania do que na busca da notoriedade e do estrelismo individual."

 Há mais dicas do cientista da mente.  Acredito bastante em valorizar o processo,  pois esse é o segredo da felicidade.  Quando temos metas e sonhos, iniciamos um percurso do estado A,  este em que estamos, até o estado B, que é a nossa meta.  Quando as pessoas são ansiosas, não valorizam o caminho, só querem a meta,  assim podem recorrer a métodos rápidos e tidos como milagrosos.  Quando a pessoa se alegra com o caminho, ela aprecia cada pequeno aprendizado e vitória,  gosta do que está fazendo, portanto é feliz, independente do resultado. Claro que esta pessoa tem muito mais probabilidade de chegar à meta, é consequência.  Entretanto,  se não chegar, terá se divertido no caminho.  Comparando a uma caminhada real,  terá amado cada nova planta, árvore,  animal, cachoeira e pessoas que encontrar no caminho. Se por acaso não chegar, terá gostado do caminho em si. Valorizar o processo é felicidade certamente.

A segunda dica dele é uma das minhas metas.  Ajudar as pessoas a realizarem sonhos. Sei que tenho ainda muito a aprender,  mas gosto de compartilhar o que conheço até aqui. Realizei muitos sonhos,  são sonhos simples, mas que fizeram grande diferença em minha qualidade de vida e felicidade, porque há um senso de realização.  O coaching ajuda-me com esta meta.  Estou vendo pessoas focadas em suas metas e algumas até bem encaminhadas.  Considerando o pouco tempo que iniciei o coaching,  foi em agosto,  realmente é impressionante.  As pessoas podem muito quando estão focadas em algo.

A terceira dica é crescer em grupo,  não apenas um indivíduo ser estrela. Acredito que há espaço para todos e que as habilidades são diferentes,  não precisamos de estrelas. Precisamos de um ajudando o outro. Sempre podemos contribuir com algo. E eu acredito que a educação é a maior contribuição que podemos dar. Ninguém perde ao dividir conhecimento.  Pelo contrário,  todos ganham.  Que possamos multiplicar conhecimento que leva as pessoas a realizar seus sonhos e ter qualidade de vida.

Esse sonho de multiplicar conhecimento motiva-me bastante. Não sei se de fato conseguirei fazer com que muitos se realizem, que sintam que vivem com qualidade de vida, só sei que amo o processo. O resultado se ocorrer será apenas consequência. A felicidade é contribuir de alguma forma e isso já tenho feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário